A equipe de colaboradores do Porto de Itaqui (MA) recebeu treinamento de educação corporativa no último ano. Com apoio da Creative Pack, foram trabalhadas estratégias de otimização de produtividade e fatores relativos ao setor de RH. Com o nome “Projeto Farol”, o programa é uma parceria entre a EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária) e a Fapema (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão).
Foram desenvolvidas uma série de melhorias através de projetos de mentoria e demais capacitações com mais de 100 pessoas — entre elas colaboradores de gerências da EMAP e nove empresas do complexo portuário de São Luís, no Maranhão. Com aplicações desde a área operacional à logística financeira, foram usados softwares para otimização de desempenho.
PUBLICIDADE
“Uma das soluções criadas foi para a Gerência Financeira (Gefin). Usando o Power BI, foi construída essa base de dados inteligente, que contribuiu para reduzir em 92% o uso de tabelas no controle financeiro das empresas contempladas, resultando também na otimização do tempo gasto na geração de relatórios. Outra solução criada é a Smart Stop, na área de logística, onde todas as paradas operacionais foram padronizadas e os sistemas integrados aos operadores portuários, otimizando os dados operacionais e reduzindo tempos e custos operacionais.” informou a equipe correspondente.
Por Rayane Kraljic, estagiária — sob supervisão