O Porto do Itaqui, no Maranhão, começará a receber cargas regulares de cimento vindas do exterior. Na manhã de ontem, segunda-feira (16), a construtora Camargo Correia recebeu no terminal portuário maranhense o seu primeiro carregamento de15 mil toneladas de cimento, fabricados em Portugal. Este volume servirá para abastecer suas obras no estado.
O cimento veio a bordo do navio Saga Pioneer, bandeira de Hongkong, que atracou no berço 102 do Itaqui. Com 199m de comprimento, nove metros de calado e 46 mil toneladas de deslocamento, esta embarcação trouxe o terceiro carregamento do produto que chega ao Itaqui este ano e quarto desde que a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) passou a gerir porto.
Ao todo, em 2011, já chegaram cerca 61 mil toneladas de cimento e a previsão para 2011 é que outras 60 mil toneladas do insumo cheguem ao porto maranhense, vindos de países como Turquia e Portugal. O primeiro desembarque de cimento foi em dezembro do ano passado, quando o navio Atacama, que descarregou em solo maranhense 23 mil toneladas do produto.
Para o assessor de operações da Emap, Rafael Vasconcelos, a nova rota de entrada de cimento poderá reduzir o custo das obras no estado. “O revendedor poderá comprar direto da remessa que chegou ao porto, sem precisar de um intermediário, e isso deverá ter um efeito positivo ao baixar os custos”, disse Rafael.
Em junho,está prevista a chegada de um outro navio com 23 mil toneladas de cimento e a previsão de especialistas da área é que provavelmente teremos um navio por mês, escoando cimento para o Maranhão. Algumas empresas já contam com um depósito grande o suficiente para estocar o cimento, mas outras ainda precisam construir um ou aumentar a capacidade da estrutura para poder suportar a grande demanda.
(Fone:JC Online/ O Imparcial)
PUBLICIDADE