O porto de Manacapuru afundou na madrugada do dia 10 após uma forte chuva atingir o município, localizado a 68 quilômetros de Manaus. Um buraco na balsa do terminal portuário, que permitia a entrada de água no casco, é apontado como possível causa do afundamento. Parte do porto ficou inundada.
Conforme apurou a reportagem, há pelo menos um ano funcionários do porto retiravam a água que entrava no casco pelo buraco com um motor bomba. No entanto, com a chuva forte que ocorreu durante a noite de sexta-feira (9) a balsa não resistiu ao volume de água acumulado e acabou afundando.
PUBLICIDADE
A Defesa Civil de Manacapuru isolou o acesso ao porto. O órgão informou que aguardava a chegada de duas dragas para retirar a balsa da água e levá-la para terra firme, depois esvaziá-la e colocá-la em um estaleiro. Um flutuante particular foi disponibilizado para realizar o atendimento aos passageiros nas proximidades do terminal portuário, no Centro da cidade.
Do porto de Manacapuru saem embarcações como destino aos municípios de Caapiranga, a 170 quilômetros de Manaus por via fluvial, Anamã, município situado a 190 quilômetros de Manaus, Beruri, a 231 quilômetros da capital, e Anori, a 234 quilômetros da capital amazonense.
Fonte: A Crítica