Enquanto não há uma solução para facilitar o transporte dos equipamentos do setor eólico do Porto de Natal até os parques de geração de energia, o jeito tem sido montar esquemas especiais de movimentação, para que não haja transtornos ao trânsito. Um esquema do tipo deverá ser colocado em prática na próxima semana, quando o porto receberá o primeiro carregamento do ano de equipamentos do setor. Ao todo, 109 aerogeradores deverão ser trazidos pela empresa Wobben Windpower, pelo terminal portuário, com destino ao parque que está montando no município de Parazinho, localizado a 116 Km da capital. Desse total, seis chegarão hoje.
De acordo com informações da Codern, que administra o porto, o navio chegará às 14h e a operação de descarregamento e transporte deverá levar até três dias. “Estamos em parceria com a prefeitura para que o transporte até Parazinho ocorra sem transtornos. A Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) vai acompanhar tudo”, disse o diretor técnico-comercial da Codern, Hanna Safieh. “Nosso porto tem a vantagem de ter águas tranquilas, o que facilita o descarregamento desse tipo de equipamento”, frisa.
A Wobben é a primeira fabricante brasileira de aerogeradores de grande porte e projeta para o primeiro trimestre a sua primeira unidade potiguar.
Fonte: Tribuna do Norte (RN) Natal/Renata Moura
PUBLICIDADE