Navalshore 2024

Porto de Paranaguá aumenta exportações de açúcar em 29%

As exportações de açúcar pelo porto de Paranaguá cresceram 29,95%, no acumulado de janeiro a novembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2008. Segundo dados do Setor de Estatística da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), foram embarcadas pelo complexo portuário paranaense perto de 3,3 milhões de toneladas: volume correspondente a cerca de 15% do total exportado pelo Brasil. Com o embarque de mais de 22 milhões de toneladas, o país bateu recorde histórico de exportações de açúcar. O aumento nos embarques brasileiros, de janeiro a novembro deste ano, em relação a igual período do ano passado, foi de 25,9%.

O açúcar a granel é o que tem a maior representatividade nos embarques realizados no porto de Paranaguá. De janeiro a novembro, foram exportadas pelo complexo paranaense mais de 2,8 milhões de toneladas ? 18,96% a mais que no mesmo período de 2008. As exportações de açúcar ensacado, apesar de representarem apenas 16% do total embarcado em Paranaguá, este ano, tiveram um crescimento de mais de 200% em relação a 2008.

A principal operadora portuária de açúcar ensacado pelo porto de Paranaguá, a Marcon, despachou, entre os meses de janeiro e novembro deste ano, cerca de 400 mil toneladas do produto. Segundo o gerente da empresa, Carlos Rosa, esse foi o melhor resultado nos últimos 10 anos. Para ele, uma das razões para a maior demanda é a as facilidade assegurada pela boa estrutura logística do porto paranaense aliada a um mercado aquecido. "As cooperativas de açúcar e álcool tiveram um crescimento significativo este ano, agregando mais usinas cooperadas, e, apesar do dólar baixo, o preço do açúcar no mercado externo deu uma boa valorizada", afirmou o executivo ao fazer uma breve análise do aumento nas vendas externas.

Carlos Rosa pondera que o desempenho da Marcon poderia ter sido ainda melhor, chegando próximo de 500 mil toneladas, não fosse a chuva que comprometeu a produtividade das plantações de cana no final da safra. De agora até o fim do ano, a previsão da Marcon é embarcar mais 40 mil toneladas de açúcar ensacado.

Para 2010, as projeções da operadora são bem mais otimistas. A expectativa da empresa é praticamente dobrar os embarques de açúcar ensacado com o início da operação de um terminal automatizado. Com a instalação de um shiploader (equipamento para carregar navios), a capacidade operacional de embarque do açúcar pela Marcon deverá dobrar, passando de uma média de 2,5 mil toneladas/dia para 5 mil toneladas/dia. (da Redação / fonte: Ascom Appa)

 

PUBLICIDADE

Incatep




   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira