O Porto de Paranaguá (PR) comemorou, nesta segunda-feira (17), seus 90 anos de operação em cerimônia realizada no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). O evento contou com a presença de autoridades da Portos do Paraná, representantes da TCP, membros da comunidade portuária e do governador do estado, Ratinho Junior.
Em 2024, o porto registrou um recorde histórico, movimentando mais de 66 milhões de toneladas, um crescimento de 2,1% em relação a 2023. As operações de contêineres também bateram recorde, alcançando 10,8 milhões de toneladas em mercadorias e mais de 1,5 milhão de TEUs, tornando Paranaguá o segundo porto do Brasil a atingir esse volume.
PUBLICIDADE
A exportação de carnes e congelados foi um dos destaques, somando 3,4 milhões de toneladas. Segundo a Portos do Paraná, o TCP mantém o título de maior corredor de exportação de carne de frango congelada do mundo e, com investimentos recentes, passou a contar com o maior pátio para armazenagem de contêineres refrigerados da América do Sul, com 5.268 tomadas.
As celebrações incluíram o lançamento do livro 'Porto de Paranaguá – 90 anos' e a obliteração do selo comemorativo dos Correios. Durante o evento, a fragata Liberal (F-43), da Marinha do Brasil, esteve atracada no cais e recebeu autoridades. A embarcação, construída na Inglaterra e incorporada à Marinha do Brasil em 1998, tem 129 metros de comprimento e 13,5 metros de largura.