Porto Alegre - O Porto de Porto Alegre movimentou 814,1 mil toneladas de produtos até o mês de outubro deste ano. O número representa um acréscimo de 12%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os produtos movimentados no Cais Navegantes estão matéria-prima para a fabricação de fertilizantes utilizados na produção agrícola do Estado, sal, transformadores e cabos de amarração para plataformas petrolíferas.
Para o superintendente de Portos e Hidrovias, o aumento na movimentação mostra o quanto o Porto da Capital é importante para a economia gaúcha e comprova o trabalho desenvolvido pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). "Nosso Porto está em pleno movimento. Foram 171 mil toneladas a mais que o mesmo período do ano passado, e ainda faltam os meses de novembro e dezembro", explicou. "Ainda não encerramos o ano e estamos próximos a 1 milhão de toneladas de cargas movimentadas. Este número reflete diretamente na arrecadação do RS."
No último ano, a SPH já investiu mais de R$ 1,5 milhão em equipamentos, como a recuperação total do guindaste de número 18 e na aquisição de novas defensas, equipamentos que permitem a atracação segura dos navios junto ao Cais. "Já está em processo de conclusão a liberação de mais R$ 1 milhão para a reforma de outro guindaste, que vai dar mais agilidade ao descarregamento de navios", disse Obelar. "Também estamos trabalhando fortemente no fomento do uso das áreas do Cais Navegantes para a instalação de empresas que vão atuar na produção da indústria off shore, em razão do Polo Naval."
Operação portuária
Obelar destacou que o Porto nunca foi desativado, sendo que as operações, desde a sua fundação, em 1912, sempre aconteceram sem nenhuma suspensão. "O que houve foi a transferência da operação portuária do Cais Mauá, para o Cais Navegantes, em razão do projeto de revitalização do Cais Mauá. Com isso, houve uma concentração da movimentação de granéis com outras cargas num único cais", disse. "Além da existência do projeto de revitalização, os moradores dos prédios próximos ao Cais, solicitaram a mudança em razão da poeira provocada pela descarga de fertilizante."
A última operação no Cais Mauá aconteceu em 23 de março de 2005, com o descarregamento do navio mercante Petmata OT RMS, de bandeira búlgara. A embarcação atracou no dia 17 de março com 5 mil toneladas de fertilizantes originários de Hamburgo, na Alemanha. "Poucos dias depois, já tínhamos cargueiros atracando junto ao Cais navegantes, para dar continuidade às operações. Portanto, nunca desativamos o Porto de Porto Alegre", frisou.
No local, além de toda a matéria base para a produção dos insumos das lavouras do RS, chega também todo o sal consumido no RS. Daqui são transportados para países como Estados Unidos os transformadores de potência, produzidos pela unidade canoense da empresa Alstom, além dos cabos de amarração de embarcações e plataformas de extração de petróleo.
Fonte:diariodecanoas
PUBLICIDADE