A área operacional do Porto de Porto Alegre receberá pavimentação, em obra que está em fase de elaboração do projeto. O espaço, conhecido popularmente como Cais Navegantes, receberá investimentos que permitirão dar mais agilidade e segurança às operações.
A estimativa é de que sejam investidos R$ 4,5 milhões para viabilizar a construção dos pontos de drenagem, das caixas separadoras de óleo e água e a pavimentação asfáltica de 18 mil metros quadrados de área.
PUBLICIDADE
Segundo o gerente de operações do Porto de Porto Alegre, Matheus Evangelho, será asfaltado o cais operacional, onde ocorrem as movimentações de cargas e a maior circulação de caminhões. “Estão incluídos no investimento a elaboração do projeto, a execução da pavimentação e a construção das redes de drenagem e captação de água e óleo”, explicou.
O diretor da infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer, disse que os investimentos serão possíveis em razão da criação da empresa pública, ocasião em que os recursos passaram a ficar no caixa portuário. “Isso permitiu que tivéssemos mais autonomia no nosso orçamento e com isso a capacidade de fazer investimentos nas estruturas utilizadas pela autoridade portuária”.
De acordo com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, além de qualificar a infraestrutura portuária, a obra contribuirá para uma melhor utilização da hidrovia e potencialização desse modal de transporte. Ela também significa muito para o planejamento estratégico da empresa pública que tem como missão se tornar o principal hub logístico do Conesul.
No ano passado, o Porto de Porto Alegre movimentou 799.920 toneladas e registrou um crescimento de 2,65% em relação ao mesmo período de 2022. Ao longo de 2023, a unidade porto-alegrense recebeu 141 navios, número que corresponde a 3,90% do total recebido pelos três portos públicos gaúchos que foi de 3.614 navios.