O Porto de São Francisco do Sul iniciou nesta semana a aguardada obra de remoção de uma rocha submersa de 370 m³ localizada entre os berços 101 e 102. O projeto, orçado em R$ 12 milhões e conduzido pela empresa Náutica Marítima Serviços, visa aumentar a profundidade do local de 10,5 metros para 14 metros, eliminando manobras adicionais que encarecem a operação das embarcações.
Utilizando métodos mecânicos de alta precisão sem explosivos, a obra será realizada com martelos de fundo, rompedores hidráulicos e uma escavadeira hidráulica para fragmentar e remover o material, minimizando impactos ambientais. A primeira etapa, que consiste na perfuração da rocha, deve ser concluída até o final de janeiro. Durante o escoamento da safra de soja, geralmente até outubro, a obra será suspensa, retomando na sequência para as etapas finais.
PUBLICIDADE
Segundo Cleverton Vieira, presidente do Porto, a derrocagem atende uma demanda histórica e reforça a operação eficiente e sustentável do terminal, que é o maior em movimentação de cargas em Santa Catarina e está entre os 10 maiores portos públicos do Brasil. Em 2023, o Porto alcançou um recorde de 16,8 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 33% em relação a 2022, sendo responsável por 42% de todo o aço importado no Brasil e 80% da soja exportada por Santa Catarina.