O Porto de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, anunciou, nesta quinta-feira (13), que ainda em novembro vai realizar a sua primeira exportação do fertilizante MAP (fosfato monoamônico), produzido em Uberlândia, em Minas Gerais, pela empresa Mosaic. O produto já está sendo armazenado no terminal paulista, e a previsão da autoridade portuária é que 30 mil toneladas do fertilizante sejam embarcadas e sigam para os Estados Unidos.
Será a primeira operação de exportação desse tipo de fertilizante da história do porto, que tradicionalmente recebe cargas de açúcar, trigo e malte. O presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio, disse que a movimentação marca um novo capítulo na logística portuária, já que a última vez que esse tipo de carga passou pelo terminal foi em 2021, com nove mil toneladas de fosfato de amônia importadas.
PUBLICIDADE
Sampaio afirmou ainda que a exportação de fertilizantes é mais um passo no processo de diversificação das cargas operadas em São Sebastião. “Ela mostra a capacidade do Porto de São Sebastião de se adaptar e atender às novas demandas do mercado”, disse.

















