Anuncie na Portos e Navios

Porto de Suape dá início à última etapa da dragagem do canal externo

O serviço será executado pela empresa holandesa Van Oord. A maior draga do mundo do tipo corte e sucção, Willem Van Rubroeck, afretada da Jan De Nul, está no porto externo para execução do serviço

O mês de dezembro começa com boas notícias para o crescimento do Porto de Suape, localizado na região metropolitana do Recife. Trata-se do início da última etapa da dragagem do canal externo do atracadouro. O serviço teve início na sexta-feira (1), para aprofundamento de até 20 metros. A ação possibilitará a atracação de embarcações de grande porte com sua capacidade máxima, como navios petroleiros do tipo Suezmax.

“A obra é necessária para garantir um porto de águas profundas, ação que está alinhada com as obras de ampliação da Refinaria Abreu e Lima. A dragagem também é fundamental para potencializar a operação dos dois terminais de contêineres (o segundo começa a operar em 2026), no sentido de receberem navios com maior capacidade de carga. Mas o mais importante é que estamos totalmente comprometidos com a segurança e o controle ambiental da obra. Vamos usar uma draga, a maior e mais moderna do mundo, detentora de um sistema que provoca o menor impacto possível”, afirma o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

PUBLICIDADE


A intervenção autorizada pelo órgão ambiental estadual tem previsão de ser concluída em até cinco meses.

O serviço será executado pela empresa holandesa Van Oord, com pagamento de R$ 140 milhões em recursos próprios. A maior draga do mundo, afretada da empresa belga Jan De Nul, é do tipo corte e sucção. A "Willem Van Rubroeck" opera pela primeira vez num porto brasileiro. No total, serão removidos, aproximadamente, 1.368.000 metros cúbicos de sedimentos do mar.



Intermodal

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira