Pela primeira vez, o Porto do Açu realizou a exportação de um carregamento de "beach iron", expandindo seu portfólio de cargas movimentadas no Terminal Multicargas (T-Mult). O navio "MV Nordseine" foi carregado com 20 mil toneladas da carga inédita, que teve como origem o município de Ouro Branco (MG) e como destino a Espanha. Outras 30 mil toneladas, que estão estocadas no pátio do T-Mult, serão exportadas em mais dois carregamentos distintos.
Para o gerente comercial da Porto do Açu Operações, Filipe Segantine, a nova carga reforça o Açu como alternativa logística para a Região Sudeste, em especial para o mercado de Minas Gerais: “Só neste último trimestre, o Açu já entrou na rota de exportação de duas novas cargas mineiras, equilibrando o volume de importação e exportação e otimizando o fluxo logístico do terminal. Como iniciativa privada, nós conseguimos atender às especificidades de cada cliente, oferecendo não só um serviço eficiente e de qualidade, mas planejado de acordo com a demanda”, pontuou.
PUBLICIDADE
A operação foi concluída com uma média de embarque de 11 mil toneladas/dia. Com esta última movimentação, o T-Mult já apresenta um crescimento de 20% se comparado à 2018 em volume de cargas movimentadas. Em relação ao número de embarcações recebidas, o terminal duplicou o total registrado ao longo de todo o ano passado, alcançando 47 embarcações até o momento.
Desde que foi inaugurado, em 2016, o T-MULT já soma 2,11 milhões de toneladas movimentadas, sendo que 65% deste montante teve como origem ou destino o estado de Minas Gerais. Neste período, o terminal recebeu 123 embarcações e expediu quase 63 mil carretas.