MSC

Porto do Açu: produtores rurais e governo do estado fecham acordo para pôr fim a piquetes

CAMPOS — As obras do Porto do Açu - da empresa de logística do empresário Eike Batista, a LLX - em São João da Barra, no Norte Fluminense, foram retomadas na noite desta terça-feira após a retirada das barricadas que obstruíam as quatro vias de acesso ao porto. Segundo a LLX, os funcionários do turno noturno iniciaram a jornada normalmente. Produtores rurais da região haviam interditado as estradas na segunda-feira em protesto contra a desapropriação de áreas que serão usados para a instalação do Distrito Industrial.

No final da tarde, foi fechado um acordo para pôr fim aos piquetes durante reunião entre a presidente da Codin, órgão do governo do Rio responsável pela desapropriação das terras, Conceição Ribeiro, e o vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais e Imóveis de São João da Barra (Asprim), Rodrigo Gomes.

Segundo Gomes, a Codin se recusava a suspender o processo de desapropriação das pequenas propriedades. Mas ele disse que houve avanços nas negociações. Segundo a ata, foram feitos ajustes nos critérios de desapropriação. O governo estadual se comprometeu a pagar uma espécie de bolsa agrícola a cada proprietário rural, com base no faturamento mensal de sua propriedade, até que a indenização seja definida e paga. Falta agora avaliar o faturamento mensal das cerca de 1.500 pequenas propriedades rurais. Ficou acertado que a Codin vai instalar um posto avançado na localidade, estabelecendo um canal permanente de negociação.

Fonte: Extra Online/Aloysio Balbi

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira