No próximo dia 20, sexta-feira, integrantes de institutos de pesquisa, universidades, associações, deputados, prefeitos, vereadores, representantes do governo do Estado, empresários e comunitários estarão em Curuçá para participar da sessão especial que vai discutir aspectos da instalação do Porto do Espadarte no município.
O evento será realizado na Escola Olinda Veras Alves, de 8h às 13h, conduzido pela deputada estadual Simone Morgado (PMDB), primeira secretária da Assembleia Legislativa do Pará.
A deputada alerta que dois aspectos importantes para o desenvolvimento do Pará serão o foco da sessão especial: o incentivo às atividades geradoras de emprego e renda e a necessidade que essas atividades sejam sustentáveis e garantam o acesso ao valor agregado pelas futuras gerações. “É por isso que esta composição exige muito estudo e discussão, não só de técnicos especializados nos conceitos e matérias relativas à sustentabilidade das atividades produtivas, mas também pela ótica da população paraense, que precisa ser chamada a compreender todos os fatores que se entrelaçam o desenvolvimento de nosso Estado”, afirma a parlamentar.
A sessão especial em Curuçá dá seguimento às primeiras discussões sobre aspectos gerais que envolvem o Porto do Espadarte, iniciadas durante sessão especial na sede da Assembleia Legislativa, em Belém, em 17 de março último. Na ocasião, a deputada Simone Morgado formalizou a instalação de um Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará que, desde então, coordena a reunião dos estudos pré-existentes sobre os impactos da instalação do “superporto”.
No dia 20 de maio serão expostos aspectos técnico-econômicos, legais e institucionais, a responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal, além dos aspectos sociais e ambientais que cercam o tema.
Os debates serão uma oportunidade de saber quais as formas possíveis de realizar um empreendimento desse porte. Nomes como do economista Ramiro Nazaré (Conselho Regional de Economia no Pará), Maamar El-Robrini (UFPA) e da pesquisadora Lourdes Furtado (Museu Emílio Goeldi) estão confirmados.
Para Simone Morgado, é a sociedade que deve ser condutora desse processo de instalação do porto na região nordeste do Estado. “Estamos lançando novos desafios para a Casa Legislativa do Pará, entre eles, desejamos internalizar conceitos modernos de governança legislativa voltados para resultados e gestão do conhecimento”, finaliza.
No dia 20, também será feito o lançamento oficial do site que levará ao público todas as discussões abordadas no Fórum de Desenvolvimento do Estado do Pará. Além do Espadarte, outros temas poderão ser debatidos em chats e também haverá material para download e pesquisas.
(Fonte: Diário do Pará)
PUBLICIDADE