Ecobrasil

Porto do Itaqui se consolida como quarto maior porto público do país

Em 2023, o Porto do Itaqui registrou uma movimentação de 36,3 milhões de toneladas, segundo o Desempenho Aquaviário, documento produzido pela Antaq. No contexto regional, o Porto do Itaqui destaca-se como o primeiro no Arco Norte e o primeiro na região Norte/Nordeste em movimentação de cargas.

O Desempenho Aquaviário revela que o Porto do Itaqui apresentou um crescimento significativo de 8,22% na movimentação portuária geral em relação a 2022. Essa performance coloca o Porto do Itaqui como o quarto porto público do país, ficando atrás dos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Itaguaí (RJ). Os granéis sólidos cresceram 14,08% em 2023, totalizando 26,3 milhões de toneladas.

O setor de graneis líquidos registrou 8,3 milhões de toneladas movimentadas. Dentre os principais produtos destaca-se a soja, alcançando a marca de 13 milhões de toneladas. Além disso, o petróleo e seus derivados totalizaram oito milhões de toneladas; o milho, sete milhões de toneladas; os fertilizantes, quatro milhões de toneladas; e a pasta de celulose, dois milhões de toneladas.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O relatório divulgado pela Antaq revela ainda que a movimentação aquaviária de soja e milho, dos portos do Arco Norte, superou a do restante do país. De acordo com os dados do Estatístico Aquaviário da Antaq, a movimentação foi de 100,8 milhões de toneladas em 2023, contra 88,5 milhões de toneladas no ano anterior. Já a movimentação do restante do Brasil, abaixo do paralelo 16°S, alcançou a marca de 100,2 milhões de toneladas movimentadas. O Arco Norte tem se tornado uma alternativa fundamental para o escoamento da produção de soja e milho do país, duas mercadorias que, nos últimos 13 anos, viram suas exportações triplicarem e quintuplicarem, respectivamente, tornando o Brasil o maior exportador dessas commodities.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira