Receba notícias em seu email

Yanmar

Porto do Itaqui tem alta de 10% na movimentação do 1º semestre

O Porto de Itaqui (MA) registrou em 2025 o melhor primeiro semestre de sua história em movimentação de cargas, com 17,2 milhões de toneladas e aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 70% foram de granéis sólidos, com destaque para as mais de oito milhões de toneladas de soja em grão embarcadas, também 10% acima do ano anterior.

Pelos portos do Arco Norte, passaram no primeiro semestre deste ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 38,5% das exportações brasileiras de soja em grão. Depois do Porto de Itaqui, que liderou o ranking de movimentação do produto no período, aparecem Barcarena, no Pará, com 7,1 milhões de toneladas, Itacoatiara, no Amazonas, com 4,6 milhões, Santarém, também no Pará, com 2,9 milhões, e Salvador, na Bahia, com 2,3 milhões de toneladas.


PUBLICIDADE



O assessor especial de assuntos estratégicos do Porto do Itaqui, Ítalo Ribeiro, disse que o crescimento da movimentação de cargas no terminal tem influenciado positivamente no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão, que cresceu 1,9% no primeiro semestre. De acordo com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), os setores da construção civil, serviços e agronegócio, com destaque para a soja, foram os principais responsáveis pela expansão do PIB.






   ICN    Zmax Group    Antaq
       

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Intercabos
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira