Receba notícias em seu email

Navalshore

Porto do Pecém lidera ranking de exportação de calçados e frutas no Brasil


Movimentação de mercadorias no Porto do Pecém no CE cresceu 51%
Este ano 1,6 milhão de toneladas foram movimentadas.
Em janeiro e fevereiro de 2014 foram movimentadas um milhão.
Do G1 CE
FACEBOOK
Nos dois primeiros meses de 2015, a movimentação de mercadorias através do porto do Pecém em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, registrou variação positiva de 51%, comparando-se com o mesmo período do ano passado. Este ano, 1,6 milhão de toneladas foram movimentadas, contra um milhão em janeiro e fevereiro de 2014.

As importações contribuíram com 1.4 milhão de toneladas, enquanto as exportações tiveram participação de 198 mil, com destaque para os granéis sólidos que registraram elevação de 142% em relação ao mesmo período do ano anterior.


PUBLICIDADE



No transporte de longo curso foram movimentadas 1.4 milhão de toneladas, enquanto na cabotagem, que é a navegação entre portos do mesmo país, a movimentação foi de 143 mil t.

Participação das frutas
As frutas que registraram maior participação foram o melão, com 18 mil t, seguindo-se melancia com três mil e manga com duas mil. O Rio Grande do Norte continua liderando a origem das frutas, com participação de 61%, secundado pelo Ceará (33), Bahia e Pernambuco (3% cada). O principal destino é mais uma vez a Holanda com 43%, seguida da Grã Bretanha (25), Espanha (16), Itália (7) e Estados Unidos com 4%.

Movimentação de clinkers
No ranking das importações de todos os portos brasileiros, segundo a Secex – Secretaria do Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento o porto cearense é líder absoluto na movimentação de clinkers (cimentos não pulverizados), com participação de 41%, seguido pelos portos de São Luiz com 22 e Suape com 19%. O Pecém é segundo colocado na exportação de frutas, com participação de 26%, ficando a liderança com o porto de Parnamirim (RN), que registrou participação de 41%.

Fonte: G1Ceará






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira