O Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, registrou mais importações do que exportações no primeiro semestre de 2012. Segundo a Cearáportos, empresa que administra o terminal, as importações foram responsáveis por 79% do total movimentado entre janeiro e julho deste ano
Dentre os principais produtos que chegaram ao porto, estão o cimento não-pulverizado, o carvão, produtos siderúrgicos e gás natural. De acordo ainda com a Cearáportos, as importações no Pecém cresceram 46% no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Todo esse aumento também é o o principal motivo do crescimento de 29% no movimento total de cargas no Pecém, no primeiro semestre de 2012, em relação ao mesmo período de 2011. De janeiro a junho, foram movimentadas 1,8 milhão de toneladas (t) – enquanto, no ano passado, 1,4 milhão.
Já as exportações participam com 385 mil toneladas, cerca de 21% do total movimentado nos seis primeiros meses deste ano. Os principais produtos exportados foram o minérios de ferro, frutas, carnes e calçados. Deste último, o Pecém lidera a exportação, com participação de 31% dentre todos os portos brasileiros, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Secex).
Fonte: Jangadeiro Online
PUBLICIDADE