Foram iniciadas ontem, segunda-feira (7) as obras de requalificação do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto do Recife. Os serviços são necessários para atender à demanda da Copa de 2014. O custo total do projeto é de R$ 25,7 milhões, sendo R$ 21,8 milhões através do convênio com o governo federal. A previsão de término é fevereiro de 2013 - dez meses antes do prazo máximo estipulado pela União.
Além do Porto do Recife, outros seis portos brasileiros também serão reformados (Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo).
Atualmente, todos os serviços de embarque e desembarque de passageiros são feitos no Armazém 7. Para manter o porto operando durante as intervenções, foi elaborado um plano de trabalho que estabelece primeiramente a construção do novo prédio da Sala Pernambuco. Numa área de 900 m2 divida em três pavimentos, a Sala Pernambuco ofertará vagas de estacionamento coberto para 30 carros na área térrea.
No primeiro andar do espaço, os passageiros poderão realizar procedimentos de check-in e, ao mesmo tempo, conhecer a cultura pernambucana num espaço reservado a exposições culturais. O pavimento superior do prédio ainda abrigará as instâncias dos órgãos de fiscalização e segurança, a exemplo da Polícia Federal, Anvisa, Receita Federal, além da administração local. É também no último andar que se dará o acesso ao armazém 07, por meio de uma passarela suspensa.
Já o antigo armazém de cargas de número 7 passará por uma grande reforma, passando a funcionar como espaço de lazer e de serviços em gerais, com praça de alimentação e lojas. A sala de embarque e desembarque com esteira rotativa vai permanecer no local.
Fonte: NE10
PUBLICIDADE