MSC

Porto do Rio de Janeiro apresenta melhorias na temporada de Cruzeiros 2022/2023

Trabalho realizado pela Docas do Rio em conjunto com o Pier Mauá visa aperfeiçoar a operação do Terminal Internacional de Passageiros

Diversas ações vêm sendo implementadas para melhorar a infraestrutura do Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá, no Porto do Rio. Os projetos estão sendo executados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), responsável pela administração do porto cariora, em parceria com a empresa Pier Mauá, para atender à próxima temporada que começa no próximo dia 28 de outubro e promete ser a maior dos últimos 10 anos.

Entre as medidas já realizadas pela autoridade portuária estão a manutenção das defensas, bem como a avaliação e substituição dos cabeços de amarração danificados nos berços de atracação.

PUBLICIDADE

MCI


A CDRJ tem em desenvolvimento projeto de dragagem com o intuito de garantir um calado operacional adequado e uniforme para os navios de passageiros em toda a extensão do cais do terminal.

Para este projeto de dragagem, a Pier Mauá promoveu um levantamento batimétrico da área e diversos levantamentos hidrográficos. Tais estudos serviram de base para a autoridade portuária realizar a licitação e a contratação dos serviços de dragagem, que serão iniciados de imediato. A Docas do Rio também destacou a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), que desenvolveu a Composição de Preços Unitária (CPU), necessária para a realização do projeto.

“Cabe ressaltar que Docas do Rio está em processo de execução do projeto de pavimentação do cais da Gamboa, uma intervenção que trará mais segurança e conforto aos cruzeiristas. Isso porque, quando o número de navios simultâneos supera a capacidade de atracação do nosso cais, é necessário utilizarmos também o cais público”, comenta Marcello Chagas, responsável pela operação marítima do Pier Mauá.

Segundo o diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, “com as medidas adotadas a autoridade portuária espera que a Temporada de Cruzeiros 2022/2023 seja um sucesso e atinja níveis ainda mais elevados de satisfação dos passageiros dos transatlânticos que passarão pelo Porto do Rio de Janeiro”.

De 28 de outubro deste ano a 17 de abril de 2023 o Pier Mauá aguarda a chegada de 500 mil cruzeiristas durante a temporada de cruzeiros 2022/2023. Para Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil, o setor estava em franco crescimento antes da pandemia e deve retomar agora com força total.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira