A PortosRio, que administra o Porto do Rio, informou na última sexta-feira (15) que o terminal registrou no primeiro semestre de 2025 alta de 24,9% na movimentação de cargas em comparação com o mesmo período do ano passado. Com 8,4 milhões de toneladas movimentadas, o porto fluminense foi o com maior crescimento entre os 20 portos públicos que mais movimentaram no semestre, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
No comparativo com o primeiro semestre do ano passado, as principais altas foram na carga conteinerizada (+13,2%), no granel sólido (+49%, com ênfase para o ferro gusa), no granel líquido (+72,7%) e na carga geral (+81,6%). A movimentação de contêineres respondeu por 68,8% do total operado no Porto do Rio, enquanto os granéis sólidos representaram 14,8% e os granéis líquidos e gasosos, 10,5%.
PUBLICIDADE
O diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira, creditou os resultados a investimentos em infraestrutura e à diversificação de cargas e de mercados atendidos. Ele disse que, apesar de o crescimento na movimentação ter sido registrado antes da entrada em vigor das tarifas de importações de até 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, acredita em manter o nível de operação. “Confiamos na nossa capacidade de adaptação e reforçamos a importância de mantermos o foco em inovação, produtividade e parcerias estratégicas com operadores e usuários”, afirmou.