O Porto Itapoá (SC) realizou uma operação simultânea com três navios, utilizando sete portêineres, e concluiu as atividades em 3h30. Entre as embarcações atendidas, o CMA CGM Amazon (300m) foi operado por três ternos, o Mercosul Santos (210m) por dois, e o BBC Nagasaki (132m) movimentou uma carga breakbulk.
A infraestrutura do porto tem se destacado, segundo o diretor de operações, Sergni Pessoa Rosa Jr. Com um cais de 800 metros, capaz de atender três embarcações, o terminal possui a maior quantidade de portêineres de Santa Catarina, proporcionando agilidade nas operações.
O porto também se prepara para expansões, com a ampliação do cais de 800m para 1.200m e obras para aumentar a profundidade do canal de 14m para 16m, permitindo a recepção de navios de até 366m.
O novo portêiner, que começou a operar em 2024, já gerou um aumento de 15% na produtividade. A média de movimentos por hora em agosto foi de 94, com picos de 197 movimentos por hora (mph), reforçando o potencial de evolução nas operações do porto.
PUBLICIDADE