Receba notícias em seu email

MSC

Porto sem Papel: SEP capacita Imbituba e Laguna

Os portos de Imbituba e Laguna, em Santa Catarina, recebem durante toda esta semana os primeiros treinamentos para instalação e operação do sistema Porto Sem Papel (PSP), projeto executado pela Secretaria de Portos (SEP) concebido para agilizar na burocratização das atracações, embarcações e modernizar os portos nacionais. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a SEP irá implementar o sistema “Janela Única” de informações nos 34 portos públicos, tornando a operação portuária mais ágil, integrada e segura. Os dois portos deverão operar por meio desta tecnologia até o final de setembro.

Atualmente 15 portos já fazem uso desse Sistema são eles: Rio de Janeiro, Santos, Vitória, Salvador, Aratu, Ilhéus, Fortaleza, Pecém, Barra do Riacho, Niterói, Itaguaí, Angra dos Reis, Forno, além de Recife e Suape.

O treinamento está sendo realizado no Porto de Imbituba, pelo Coordenador-Geral de Integração de Sistemas de Informação da SEP, José Roberto Bastos Fernandes. No dia 25 de setembro deverá ser publicada a portaria que autoriza a implantação do sistema para Imbituba e para o Terminal Pesqueiro de Laguna.

Concebido para criar uma JANELA ÚNICA PORTUÁRIA a partir de um Portal de Informações, o Projeto integra em um único banco de dados as informações de interesse dos agentes de navegação e dos diversos órgãos públicos que operacionalizam e gerenciam as estadias de embarcações nos portos marítimos brasileiros.

Para o desenvolvimento do sistema, foi contratado o SERPRO que media as informações entre os anuentes que participam da operação portuária: Autoridade Portuária, Receita Federal, Polícia Federal, ANVISA, Vigiagro e Marinha do Brasil.

O administrador do porto de Imbituba, Jeziel Pamato, afirma que a chegada do projeto é o sinal de que o porto está entrando em uma nova fase. “O Porto Sem Papel trará benefícios que irão melhorar a qualidade do serviço prestado. Já estamos bem equipados e agora receberemos mais esta tecnologia para aprimorar o atendimento. Além dos benefícios práticos, com a agilidade dos processos, o benefício ambiental é muito importante, pois a redução do papel contribui com a diminuição do desmatamento, o que acrescenta mais uma ação nas políticas ambientais do Porto de Imbituba”, acredita.






PUBLICIDADE




Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira