As audiências públicas para a construção do Porto Sul, do governo da Bahia, tiveram o prazo final, inicialmente em 8 de março, prorrogado por 30 dias. A expectativa do governo baiano é que a licitação seja concluída até junho. Segundo o secretário da Indústria Naval e Portuária do estado, Carlos Costa, o interesse de novas empresas no empreendimento influenciaram na extensão do novo prazo. “De 30 empresas interessadas, esperamos que 12 possam fazer parte desse empreendimento”, estima Costa.
Em fevereiro, foram realizadas audiências públicas sobre o projeto do Porto Sul em Salvador e Ilhéus. O foco dos encontros foi a seleção de acionistas para a sociedade de propósito específico (SPE) que será responsável pela construção, operação e exploração do terminal de uso privado, da zona de apoio logístico e das respectivas instalações portuárias. A SPE a ser formada com vencedores da seleção terá caráter privado, mas com participação minoritária do estado.
PUBLICIDADE
A construção do Porto Sul, em Ilhéus (BA), obteve outorga pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2013. Os investimentos privados para a construção do complexo são da ordem de R$ 5,6 bilhões. O projeto contempla uma retroárea com 1.224,9 hectares, ponte de acesso marítimo e píer com quebra-mar a 3,5 quilômetros da costa. O plano também prevê a ampliação do acesso terrestre e dragagem de 16,5 milhões de metros cúbicos.
A construção do Porto Sul faz parte de um complexo intermodal que inclui a construção da Ferrovia Oeste-Leste, já em obras, e de um novo aeroporto em Ilhéus.