MSC

Portocel pode receber navios de maior porte

O aumento da profundidade do Terminal Especializado de Barra do Riacho (Portocel), obtido com a dragagem da obra de expansão do porto foi reconhecido oficialmente. A obra foi concluída em janeiro deste ano e com a dragagem, o calado máximo de saída passou de 10,3 metros para 11,2 metros (na maré zero). Na prática, esses 90 centímetros a mais permitem que os navios carreguem mais carga, podendo chegar a 12,8 metros de calado utilizando-se a maré máxima de 1,6 metro.
O reconhecimento veio no dia 28 de outubro, com a emissão da Norma de Tráfego e Permanência de Navios e Embarcações no Porto de Barra do Riacho (Normap II). O documento é emitido pela Autoridade Portuária, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), com a anuência da Autoridade Marítima, a Capitania dos Portos do Espírito Santo.

A Normap II estabelece o porte bruto máximo (DWT) das embarcações em 70 mil toneladas (capacidade de carga). Com o calado anterior, os navios carregavam, em média, até 45 mil toneladas, segundo explicou a gerente de Operações de Portocel, Patrícia Dutra Lascosque.

"Com o estabelecimento do novo calado, os navios atracados em Portocel podem aproveitar melhor a sua capacidade de carga", observou o diretor-superintendente do porto, Wellington Ângelo Giacomin. Além disso, navios de maior porte, que antes não escalavam Portocel, agora podem incluir o terminal em sua rota, aumentando o volume de carga por viagem.

Portocel recebe, em média, 25 embarcações por mês e, a partir deste mês, esses navios já podem levar maior volume de carga por escala. Controlado pela Fibria e pela Cenibra, Portocel é o maior porto do Brasil especializado na movimentação de celulose, respondendo pelo embarque de aproximadamente 70% da celulose exportada pelo país. (Rita Bridi)
Fonte: A Gazeta(ES) Vitória



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira