O Porto de Navegantes firmou acordo de cooperação com a Embaixada da Argentina e com o Consulado da Argentina em Florianópolis. O objetivo é reduzir os custos logísticos de importação e exportação já a partir deste mês de fevereiro. Esse é a primeira parceria bilateral da Portonave em âmbito internacional, uma iniciativa que potencializa os negócios internacionais e fortalece Santa Catarina no segmento portuário.
Em cerimônia virtual, o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, ressalta que o porto é atualmente uma porta de entrada fundamental para viabilizar a comercialização de produtos. “Para nós, é uma grande satisfação firmar esse acordo e estarmos disponíveis para otimizar os custos e para que as transações possam crescer de forma que equilibre toda a cadeia logística”.
PUBLICIDADE
O gerente comercial da Portonave, Rodrigo Gomes, complementa, ainda, que a iniciativa é um importante passo para fomentar os negócios entre os países. “As negociações iniciaram em 2021, com isso temos certeza que é um avanço significativo para fomentar novos negócios e oportunidades entre Brasil e Argentina”.
Ao agradecer a parceria e salientar a importância estratégica do Porto de Navegantes, o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, destaca a expectativa com a nova parceria. “Em 2021, o comércio entre Argentina e Santa Catarina foi de US$ 2 bilhões. Estou convencido de que, com o acordo que firmamos com a Portonave, os números do comércio bilateral crescerão ainda mais. Agradeço a confiança de vocês nesta associação, que é extremamente importante para as empresas exportadoras argentinas”.
Entre os principais produtos de exportação que passam na Portonave com destino à Argentina, estão partes de acessórios do segmento automotivo, produtos químicos, além de produtos da linha branca*. Na importação, as principais cargas são plásticos, azeite de oliva, vinhos, entre outros.
Também participaram do evento o cônsul da Argentina em Florianópolis, Federico Eugenio Costa, e autoridades do Ministério de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da República Argentina, da Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional.
Santa Catarina é o principal destino das cargas Argentinas em contêineres, segundo a Datamar. Já, de acordo a autoridade portuária de Itajaí, o complexo portuário de Itajaí e Navegantes liderou as atividades do setor, com 1,643 milhão de TEUs, 16% mais que em 2020. A Portonave representa 1.125.611 TEUs desse número, 29% a mais que o ano anterior, o que fez a empresa conquistar o maior crescimento de sua história.