A Portos do Paraná informou que já está em operação seu novo sistema de acompanhamento meteorológico em tempo real. De acordo com a entidade, o Sistema de Monitoramento de Tráfego Aquaviário e Dados Meteoceanográficos (Simport) opera 24 horas e fornece informações meteorológicas e climáticas e parâmetros oceanográficos, como correntes e marés.
O Simport, explicou a Portos do Paraná, é resultado de projeto formulado por seu Comitê de Inovação da Portos do Paraná (Cinov), após participação de seus integrantes em eventos específicos dos setores de logística e de inovação. Neles, foi identificada a oportunidade de desenvolvimento de uma solução tecnológica com esse perfil, cujo início foi em setembro de 2024 e, após a consolidação dos resultados dos testes, passou a ficar disponível para acesso público este mês.
PUBLICIDADE
De acordo com a autoridade portuária, apenas informações gerais estão disponíveis para qualquer pessoa interessada em acompanhar as condições do tempo nas regiões de Paranaguá e Antonina. Já, com o Simport, a autoridade portuária tem acesso a dados mais completos, usados principalmente para planejamento, fiscalização, definição de operações e tomadas de decisão.
A Portos do Paraná informou ainda que está desenvolvendo uma outra plataforma, que orientará as operações portuárias, com dados mais técnicos, integrando a autoridade portuária e operadores. A previsão é que a ferramenta, que está em fase de conclusão, seja lançada em março de 2026.
Ela permite acesso a informações detalhadas que auxiliam na navegabilidade das embarcações e nas demais atividades portuárias com mais eficiência. A empresa explicou que, após a revisão, a padronização de todos os parâmetros e a atualização do procedimento operacional, o sistema será compartilhado com a comunidade portuária, com ampla divulgação e realização de uma oficina sobre ela.
Vader Braga, coordenador de Monitoramento e Qualidade e membro do Cinov, disse que o sistema é consequência da necessidade de acompanhar a previsão meteorológica com mais precisão. E, a partir daí, planejar as atividades portuárias conforme as condições do tempo, gerando melhor aproveitamento dos recursos e das janelas operacionais.
Os dados são coletados 24 horas por dia por meio de equipamentos instalados no Porto de Paranaguá e no Porto de Antonina. Além disso, o Simport fornece previsões de diversos parâmetros, como chuvas, ventos, ondas e marés. As previsões são feitas com base em dados locais e regionais, o que, segundo a empresa, garante elevado nível de confiabilidade. As informações integram um banco de dados que beneficia especialmente o setor de operações, responsável por manobras de atracação e desatracação de navios e pela movimentação de cargas.
A coordenadora de Tráfego Marítimo, Renata Gusmão, informou que o sistema contribui também para o planejamento das janelas operacionais, permitindo a realização de manutenções de infraestrutura, especialmente em atividades que exigem maré baixa e ausência de chuva. “Isso garante mais previsibilidade e melhor aproveitamento desses períodos”, disse.
Os dados são analisador por um meteorologista, que elabora resumos do cenário regional e local. Com isso, é possível obter previsão hiperlocal, o que aumenta a confiabilidade das informações. “O sistema auxilia nas tomadas de decisão das programações operacionais, especialmente nos processos de atracação e desatracação em condições climáticas adversas, como tempestades”, disse Renata Gusmão.


















