Multicar Rio Terminal de Veículos e a SCPAR Porto de São Francisco do Sul receberam menção honrosa pela participação na final da premiação, realizada durante o 17º Ecobrasil
A Portos do Paraná foi a vencedora da quarta edição do Prêmio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental, com o projeto "Saneamento Ecológico", que implantou um sistema de tratamento do esgoto doméstico inovador na comunidade Eufrasina, em Paranaguá. A entrega do prêmio ocorreu no encerramento do 17º Ecobrasil - Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente. A autoridade portuária paranaense recebeu o maior número de votos entre os participantes do evento, que ocorreu nos últimos dias 19 e 20 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).
As demais finalistas receberam menções honrosas — a Multicar Rio Terminal de Veículos, com o projeto "Ciclo fechado de tratamento de efluentes e água de reúso" e a SCPAR Porto de São Francisco do Sul, com o "SOS Oceanos". Os três finalistas apresentaram seus projetos no primeiro dia do seminário para avaliação dos participantes do evento.
A bióloga e analista portuária da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich, e o professor Fernando Armani, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), destacaram a mudança da realidade local a partir do "Saneamento Ecológico", com a melhoria da qualidade de vida e ambiental, com campanhas de conscientização sobre o tema. A projeto permitiu a instalação de 60 sistemas, beneficiando 100% dos moradores.
O 17º Ecobrasil tem os patrocínios Diamante da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Consulado Geral dos Países Baixos, OceanPact e Hidroclean; patrocínio Ouro da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP); e patrocínio Coffee Break da Praticagem do Brasil. O evento, organizado pela Revista Portos e Navios, tem a coordenação técnica da Cisporto Consultoria.
PUBLICIDADE