Os portos do Sudeste movimentaram 635,3 milhões de toneladas de cargas de janeiro a novembro de 2025, com alta de 6,01% em relação ao mesmo período do ano anterior, informou nesta segunda-feira (12) o Ministério de Portos e Aeroporto (MPor). Somente em novembro, o volume movimentado foi de 59,6 milhões de toneladas, 17% a mais que no mesmo mês de 2024.
De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgados pelo MPor, o minério de ferro foi o produto mais movimentado na região nos 11 primeiros meses de 2025, com 215,9 milhões de toneladas. O produto foi escoado principalmente pelos terminais de Tubarão, no Espírito Santo, com 72,6 milhões de toneladas, Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, com 52,6 milhões de toneladas, e de Ilha Guaíba, também no estado do Rio de Janeiro, com 28,7 milhões de toneladas.
PUBLICIDADE
Já a movimentação de petróleo e derivados (óleo bruto) somou no período 167,8 milhões de toneladas. E o Porto de Santos movimentou 131,7 milhões de toneladas no período, com destaque para a soja, cuja movimentação foi de 38,5 milhões de toneladas.


















