Receba notícias em seu email

Navalshore

Portos pode antecipar renovação de concessões

BRASÍLIA - O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, disse ontem, quarta-feira, que o governo poderá antecipar a renovação de contratos de concessão em portos em troca de investimentos. O pedido foi apresentado pela Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), que estima novos investimentos da ordem de R$ 11 bilhões.

"Queremos aumentar a velocidade dos investimentos o mais rápido possível", afirmou, ao fim de uma audiência pública para discutir a Medida Provisória 595, a MP dos Portos. Ele acrescentou que, se o contrato permitir mais uma renovação e houver intenção de investimentos, o governo fará um estudo de viabilidade técnica e econômica e, dependendo da conclusão, autorizará a renovação antecipada. Esse ponto atende a casos como o da Santos Brasil que, segundo seu diretor Mauro Salgado, tem planos de investir R$ 700 milhões na compra de novos guindastes.

Esse gasto, porém, está em compasso de espera porque o contrato de concessão vence daqui a cinco anos. A empresa vai pedir renovação antecipada. O ministro também acenou com a possibilidade de ampliar a área de terminais que já estão em operação, "desde que o acréscimo não seja muito grande".

Fonte: LU AIKO OTTA E LAÍS ALEGRETTI - Agencia Estado






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira