Receba notícias em seu email

MSC

PortosRio assina termo de cooperação técnica para modernização dos portos

A PortosRio, a Autoridade Portuária de Santos e a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) assinaram, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), um Termo de Cooperação Técnica com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Em maio, a PortosRio havia celebrado pioneiramente um termo de intenções cooperação técnica com o PTI.


PUBLICIDADE



O acordo visa a modernização dos portos públicos por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas. A parceria tem como objetivo promover mais eficiência e segurança das atividades portuárias, impulsionando a competitividade dos portos brasileiros no mercado global. A implementação de projetos de pesquisa, desenvolvimento, infraestrutura e descarbonização são pontos-chave deste acordo, que simboliza o comprometimento de todas as entidades envolvidas com o progresso e a sustentabilidade do setor portuário.

Para o diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, a assinatura deste Termo de Cooperação Técnica representa um marco significativo para os portos públicos do estado do Rio de Janeiro: "Estamos diante de um momento histórico porque a modernização portuária é fundamental para garantir um futuro mais seguro, eficiente e sustentável para os nossos portos. Esta parceria com o PTI nos permitirá implementar soluções tecnológicas de ponta, promovendo um salto de qualidade em nossa infraestrutura e consolidando nossa posição no cenário internacional”, disse Martins.

A Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, destacou a importância estratégica desta cooperação para o Brasil, dada sua intensa relação comercial global: "Precisamos de competitividade, e quem pode contribuir é a ciência, a tecnologia e a inovação. Essa inteligência prestará um serviço inestimável, melhorando esta atividade econômica e firmando nosso caminho de desenvolvimento", disse. O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a relevância dos termos de cooperação para o setor portuário brasileiro: "O setor gera emprego, renda e movimenta a economia. É fundamental levar tecnologia e inovação para nossos portos, fortalecendo ainda mais este segmento crucial", disse por sua vez Costa Filho.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira