A tabela com os valores com os novos preços de praticagem para várias ZPs foi divulgada pela Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem (Cnap), há dias. Especialistas em navegação acham que a Cnap errou a mão. Há reduções de mais de 40% nos preços dos serviços, em uma das Zonas de Praticaem (ZPs). Acham, técnicos isentos, que a Cnap deveria ter ouvido mais a própria praticagem e os contratantes de seus serviços, para chegar a valores menores do que os que vinham sendo praticados, porém, realistas, compatíveis com as exigências do serviço.
Teme-se que essas reduções significativas em excesso possam comprometer uma relação que já era tensa entre práticos e contratantes dos serviços, sobretudo no setor de oil and gas, que é um demandante intensivo da praticagem, em especial no Rio de Janeiro.
PUBLICIDADE
Por incrível que possa parecer, a nota acima não teve como fonte qualquer pessoa ligada à praticagem, mas especialistas independentes, que consideraram a decisão da Cnap drástica demais – e afastada da realidade, podendo gerar mais atritos entre armadores e práticos.
Fonte:Monitor Mercantil\Sergio Barreto Motta