Pré-fórum debate alternativas de integração entre os países do Mercosul

Teve início ontem, o Pré-fórum do Corredor Bioceânico Central (CBC), no auditório da Câmara de Comércio do Rio Grande. A iniciativa está reunindo, entre ontem e hoje, diversas autoridades do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai com o objetivo de debater alternativas viáveis para incrementar o comércio entre os países, diminuir distâncias entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, além de promover a integração entre os países do Mercosul e o país associado, Chile. A iniciativa é uma promoção da Assembleia Legislativa do RS.
O movimento de realização do evento, pela primeira vez no Brasil, foi articulado pelos deputados estaduais Paulo Azeredo (PDT) e Sandro Boka (PMDB) com o intuito de conhecer antecipadamente a proposta de integração dos outros países e também mostrar aos participantes a infraestrutura do porto do Rio Grande. Durante a abertura oficial do evento, na manhã de ontem, compuseram a mesa de debates o prefeito Fábio Branco; o presidente da União de Parlamentares Sulamericanos e do Mercosul (UPM), Osvaldo Mércuri; o presidente do comitê executivo do Fórum do Corredor Bioceânico Central (CBC), Conselheiro Antônio Ajala; o presidente da comissão do Mercosul, deputado Paulo Azeredo; o presidente do Legislativo do Rio Grande, vereador Renato Albuquerque; o presidente do bloco brasileiro da UPM, deputado Sandro Boka; o presidente do bloco argentino da UPM, deputado Júlio Coll; a secretária do comitê executivo do Fórum do CBC, Genoveba Bosques; e a representante do vice-presidente da República do Paraguai, Júlia Maciel.
Em seu pronunciamento, Bosques considerou o primeiro encontro do grupo no Brasil como de vital importância para consolidar a integração entre os países. O presidente do bloco argentino da UPM salientou que a atividade representa o início da primeira organização supranacional que poderá ser construída na América Latina. Por sua vez, Sandro Boka ressaltou que a união entre os países fortalece não apenas os laços econômicos, mas também laços culturais e políticos. Já Paulo Azeredo disse que sente-se orgulhoso em poder receber e dar as boas vindas aos países do Mercosul. Ele também salientou a importância do momento que ficará marcado na história do Rio Grande. Mércuri informou que os países têm culturas distintas, mas podem ter um futuro em comum que pode ser grandioso através da união e, nesse sentido, está trabalhando todos os dias pela integração dos povos. Por fim, Fábio Branco observou que Rio Grande aproveitará a oportunidade para colher os frutos positivos, como geração de renda e empregos agregados ao Corredor Bioceânico Central.
Após a abertura do evento, o representante do Sindicato dos Operadores de Transportes do Rio Grande do Sul, Vidal Áureo Mendonça, juntamente com o representante do sindicato do Puerto San Pedro, Mariano Veiga, palestrou sobre sistemas portuários. Na oportunidade, Vidal falou aos participantes sobre a localização estratégica e sobre a importância do Porto do Rio Grande, que está recebendo incentivos do governo federal para se tornar um grande porto concentrador de cargas, além de ser o único porto do Brasil onde estão presentes todos os modais de transportes (hidroviário, rodoviário, ferroviário e aeroviário). Durante a palestra, também foram abordados assuntos como sistema intermodal, soluções em transporte e legislações que precisam ser revistas.
Durante a tarde, os participantes debateram questões relativas ao transporte multimodal e ouviram o chefe da divisão de planejamento do Porto do Rio Grande, Darci Antônio Tartari, que mostrou mais detalhes sobre o porto. Para a noite, estava previsto um jantar de confraternização, também na Câmara de Comércio. As atividades seguem hoje, com palestra sobre meio-ambiente, às 9h na Câmara de Vereadores, quando deverão ser debatidas questões sobre o Aquífero Guarani e elaborado um fórum permanente sobre o Rio Uruguai no Mercosul. Em seguida, haverá almoço na cidade vizinha, São José do Norte, e visitas ao terminal Graneleiro e ao terminal de Contêineres do Porto do Rio Grande. Para o encerramento das atividades, está previsto um jantar no Tecon, às 20h de hoje.

Fonte: Jornal Agora(RS)/Tatiane Fernandes

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira