Presidente da Valec afirma que até o final do ano a Ferrovia pode já estar em Lucas do Rio Verde

Foi realizada na notie de ontem (20) audiência Publica que discutiu a implantação da Ferrovia de Integração Centro Oeste.

A Audiência Pública teve por objetivo apresentar os estudos ambientais da Implantação da Ferrovia de Integração Centro Oeste (FICO) – EF-354. Foi um importante momento onde a população de Lucas do Rio Verde e região teve para esclarecer todas suas duvidas a respeito do empreendimento.

A ferrovia de Integração Centro-Oeste é parte de um projeto estratégico internacional que tornará possível a ligação entre os oceanos Pacifico e Atlântico, buscando interligar Puerto Bayovar, no Peru, ao Porto de Ilhéus, na Bahia. Com a construção da ferrovia, ficará mais facil o escoamento da produção, fazendo com que as mercadorias possam chegar a qualquer terminal portuário do país com mais agilidade e menores custos.

A necessidade de implantar a Ferrovia de Integração Centro-Oeste, é devido a melhoria no que se refere a logística de transportes, comentou o presidente da Valec, José Francisco das Neves, afirmando que a pretensão da Valec é fazer com que as obras cheguem o mais rápido possível em Lucas do Rio Verde. “Se tudo de certo como a Valec esta planejando e se Deus quiser, até o final do ano a gente pode estar com a ferrovia chegando já aqui em Lucas do Rio Verde. Estamos dando uma velocidade muito grande nesse projeto”, comentou Neves.

Os programas Ambientais foram concebidos com a finalidade de minimizar os impactos negativos e buscar a potencialização dos impactos possitivos. “Nós nunca podemos abrir mão do impacto ambiental de uma obra dessa magnitude. Temos visto muitas obras em Mato Grosso que não usam o EIA/RIMA, que é o estudo de impacto ambiental como se isso fosse algum empecilho para o progresso e é ao contrario, o estudo é importante, pois ele mostra como devemos conduzir a obra depois não soframos com os impactos negativos” afirmou Ramiro Martins Costa, Superintendente do Ibama/MT.

“Quero acreditar que a Ferrovia do Centro Oeste está se tornando uma realidade e parece que o projeto está bem adiantado. Agora é questão de tempo e esperar o licenciamento ambiental para dar sequencia nesse projeto tão importante não só para Lucas do Rio Verde, mas também para o Mato Grosso todo”, afirmou confiante o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz.

A audiência Pública aconteceu na câmara Municipal e reuniu prefeitos e lideranças também de cidades vizinhas.

Fonte: ExpressoMT

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira