MSC

Presidente Lula vem a Santa Catarina inaugurar obra no Porto de Itajaí

Uma cobertura, com palco para autoridades, foi montada no cais do Porto de Itajaí, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursará nesta quarta-feira, durante a inauguração da parte final da obra de reconstrução dos berços de atracação destruídos pela enchente de novembro de 2008.

Será a segunda visita de Lula a Itajaí em 45 dias, e para entregar fases diferentes da mesma obra. No dia 13 de setembro, o presidente discursou na inauguração do Berço 2. Quarta, é a vez da cerimônia oficial do Berço 3.

Na primeira visita, Lula havia prometido que voltaria ao Vale do Itajaí para entregar a reforma completa.

O evento está marcado para começar às 10h. Segundo a agenda oficial, Lula chegará ao Aeroporto de Navegantes às 9h30min e se deslocará por terra até o cais do porto, onde ficará até o meio-dia.

De lá, volta direto para Brasília. Os funcionários do porto poderão acompanhar o discurso do presidente. Entre 6h e 7h, as atividades no cais serão paralisadas para que a segurança da Presidência da República faça uma varredura no local, para evitar acidentes com o chefe de Estado, informou a assessoria de imprensa do porto.

O trabalho no pátio portuário só será retomado ao final do evento.

Esta será a quinta visita de Lula ao Vale desde a tragédia de 2008. O primeiro prazo para reconstrução do cais de Itajaí era o primeiro semestre de 2009. O segundo prazo estipulado pelo ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, era abril de 2010.

Brito acompanhará Lula na agenda de hoje. Em setembro, no primeiro turno da eleição, após o evento no porto, Lula seguiu para comício em Joinville ao lado da sua candidata à sucessão, Dilma Rousseff (PT). Desta vez, o presidente só cumprirá agenda institucional.

O Berço 3, a ser inaugurado hoje, já poderá ser usado para atracação de navios. O Berço 2 ainda aguarda a construção da retroárea, que serve para a armazenagem de contêineres. Esta obra deve estar pronta em dois meses.

Fonte: Diário Catarinense



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira