Projeto de descarbonização em Itaqui prevê abastecimento de navios a GNL

Acordo firmado entre VirtU GNL e Emap inclui substituição gradativa da frota de veículos pesados do porto por modelos movidos a combustíveis mais limpos e redução de emissões

A Virtu GNL e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) se comprometeram a desenvolver um projeto para a redução de emissões de carbono do Porto Itaqui (MA). As empresas assinaram um memorando de entendimentos (MOU), durante a Intermodal South America, em São Paulo, que inclui a substituição gradativa da frota de veículos pesados por outros com uso de tecnologia ou combustíveis mais limpos, incluindo o gás natural liquefeito (GNL), e o abastecimento de navios a GNL.

A Virtu GNL atua como um meio de transporte complementar aos gasodutos, movimentando caminhões movidos a GNL em operações de longas distâncias, sobretudo nas regiões não contempladas pela malha dutoviária no Brasil. A Virtu GNL atua com transporte de mais de 600 mil metros cúbicos (m³) de gás por dia, tendo conseguido ultrapassar a marca de 1 milhão de m³/dia em 2024.

A empresa considera que tem expertise, recursos técnicos e equipamentos para o desenvolvimento do projeto de descarbonização. “Estamos comprometidos a desenvolver os estudos para contribuir com eficiência na redução de emissões de carbono e utilização de matrizes energéticas mais limpas no Porto de Itaqui e no Maranhão”, disse o CEO da Virtu GNL, José de Moura Júnior.

No evento, as empresas também assinaram uma declaração de intenção de ação cooperativa, comprometendo-se a promover a descarbonização do setor portuário brasileiro, visando um ecossistema portuário mais sustentável. A iniciativa irá contribuir para que as atividades portuárias sejam pensadas para amenizar o lançamento de gases poluentes na atmosfera. O plano de descarbonização será implementado por meio da Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos (ABDP).

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira