Receba notícias em seu email

MSC

Projeto de descarbonização em Itaqui prevê abastecimento de navios a GNL

Acordo firmado entre VirtU GNL e Emap inclui substituição gradativa da frota de veículos pesados do porto por modelos movidos a combustíveis mais limpos e redução de emissões

A Virtu GNL e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) se comprometeram a desenvolver um projeto para a redução de emissões de carbono do Porto Itaqui (MA). As empresas assinaram um memorando de entendimentos (MOU), durante a Intermodal South America, em São Paulo, que inclui a substituição gradativa da frota de veículos pesados por outros com uso de tecnologia ou combustíveis mais limpos, incluindo o gás natural liquefeito (GNL), e o abastecimento de navios a GNL.

A Virtu GNL atua como um meio de transporte complementar aos gasodutos, movimentando caminhões movidos a GNL em operações de longas distâncias, sobretudo nas regiões não contempladas pela malha dutoviária no Brasil. A Virtu GNL atua com transporte de mais de 600 mil metros cúbicos (m³) de gás por dia, tendo conseguido ultrapassar a marca de 1 milhão de m³/dia em 2024.

A empresa considera que tem expertise, recursos técnicos e equipamentos para o desenvolvimento do projeto de descarbonização. “Estamos comprometidos a desenvolver os estudos para contribuir com eficiência na redução de emissões de carbono e utilização de matrizes energéticas mais limpas no Porto de Itaqui e no Maranhão”, disse o CEO da Virtu GNL, José de Moura Júnior.

No evento, as empresas também assinaram uma declaração de intenção de ação cooperativa, comprometendo-se a promover a descarbonização do setor portuário brasileiro, visando um ecossistema portuário mais sustentável. A iniciativa irá contribuir para que as atividades portuárias sejam pensadas para amenizar o lançamento de gases poluentes na atmosfera. O plano de descarbonização será implementado por meio da Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos (ABDP).


PUBLICIDADE








Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira