A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) recebeu, na última terça-feira (8), uma comitiva do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), juntamente com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento, do Superintendente do Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan), Eduardo Hahn, do prefeito em exercício, Eduardo Lawson e do diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos. O objetivo foi tratar do projeto de revitalização do Porto Velho e áreas de entorno.
O projeto é desenvolvido em conjunto entre Fundação Cidade do Rio Grande, Superintendência do Porto, Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Museu Oceanográfico e Prefeitura Municipal. Na ocasião, o chefe de Gabinete da SUPRG, Gustavo Garima, apresentou a infraestrutura do Porto do Rio Grande, além de projetos e investimentos para o porto gaúcho. De acordo com Lauro Barcellos, o conceito geral está definido. "Este é um projeto de grande abrangência, que aumentará a integração dos espaços urbanos, históricos e culturais da cidade. Entretanto, ele vai além de uma simples restauração predial, pois cria um ambiente mais humanizado, onde seja possível uma convivência harmônica de lazer, cultura, atendendo inclusive aos interesses comerciais que garantem a sustentabilidade de projetos com estas características", destacou.
No total, o projeto está orçado em aproximadamente R$ 50 milhões. Conforme o gerente do BNDES, Marcus Vinicius Macedo Alves, o grupo acredita na importância desta revitalização. "Acreditamos no projeto. Nesta visita à Superintendência pudemos saber do envolvimento do porto, pois sem a participação da SUPRG não seria possível realizá-lo. Vamos conseguir transformar a região, torná-la forte no patrimônio histórico e cultural", avaliou. A intenção do BNDES na presença dos representantes da Agência Francesa em Rio Grande é para que conheçam o trabalho, que é considerado referência, e ampliem a base de apoio na realização do projeto. A equipe do Iphan também tem acompanhado o trabalho para que sejam atendidas todas as demandas em relação à preservação do patrimônio histórico. Segundo Barcellos, é importante ressaltar ainda que a revitalização do Museu da Cidade do Rio Grande, que está incluída no projeto, encontra-se em andamento aguardando apenas a finalização da obra da Receita Federal.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE