O documento que estabelece a intenção de criar-se uma rota regular entre o Porto do Mucuripe, em Fortaleza, e o Porto de Cabo Verde, na África, será assinado na próxima segunda-feira pela Companhia Docas do Ceará (CDC) e a Enapor SA, respectivas administradoras dos terminais marítimos mencionados. A informação foi anunciada ontem pela assessoria de imprensa do mediador do acordo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE), e confirma informação dada com exclusividade pelo Diário do Nordeste em 22 de dezembro de 2011.
Segundo o informado, "a ideia é retomar linha marítima entre o Ceará e o país africano". O protocolo de cooperação entre a CDC e a Enapor será assinado a partir das 9h na sala de reuniões da sede da Docas do Ceará, Praça Amigos da Marinha, s/n, no Cais do Porto.
Negócios
Contratado pela Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase) à Ceará Trade Brasil anteriormente, um estudo de logística avaliou as possibilidades reais de negócios entre o Estado e países como Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e ainda projetou negócios para o futuro com Senegal e Guiné Bissau.
Em nota, as entidades ainda destacam: "a viabilização desta rota deverá ser um marco nas relações comerciais e de cooperação do Brasil com a África e porta de entrada para o continente. Além disso, o objetivo é escoar não só cargas cearenses, mas também de outros Estados".
Fonte: Diário do Nrdeste (CE)
PUBLICIDADE