A Prumo informou nesta segunda-feira (26), em comunicado, que assinou com a BP e com a Siemens acordos de exclusividade para negociação de participações na controlada Gás Natural Açu (GNA) e suas subsidiárias.
A GNA, por meio da subsidiária GNA Infraestrutura, será responsável pelo desenvolvimento dos projetos de infraestrutura do Açu Gás Hub, como um terminal de importação de gás natural liquefeito (GNL), termoelétricas a gás e a instalação de uma unidade de processamento de gás natural.
PUBLICIDADE
A negociação com a BP envolve a compra de 30% de participação no capital da GNA, além da aquisição pela BP de 50% em outra sociedade, que ainda será constituída, responsável pelos contratos de compra e venda de energia.
O acordo com a petrolífera britânica também envolve o fornecimento pela BP de GNL para operações comerciais da UTE GNA 1, sociedade que desenvolverá a primeira termelétrica no Açu Gás Hub.
No caso da Siemens, o termo de negociação exclusiva envolve a aquisição participações de 33% do capital da GNA Infraestrutura, no terminal de importação de GNL e na UTE GNA I.
A parceira com a companhia alemã também incluiria a Siemens como a fornecedora exclusiva de equipamentos de geração e transmissão de energia e serviços de longo prazo para a UTE GNA 1.
Em outro comunicado, a Prumo informou também que prorrogou até 25 de julho o período de exclusividade para avaliar uma potencial parceria com a Port of Antwerp International.
Segundo a empresa, as discussões evoluíram e um possível acordo de serviços de consultoria combinado com uma participação minoritária na Porto do Açu Operações poderá incluir direitos de governança a Port of Antwerp International, como a indicação de membro para o conselho de administração da Açu Operações e a nomeação de até quatro executivos.
Fonte: Valor