MSC

Quadro próprio dará agilidade ao porto rio-grandino

A aprovação do Projeto de Lei 267/2010, que cria o quadro de pessoal da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), ocorrida terça-feira, é comemorada pelo superintendente Jayme Ramis. "Significa a retomada da funcionalidade do porto, administrativa, financeira, econômica e socialmente. Em todos os sentidos, pois desde a criação da SUPRG não temos quadro", observa, explicando que os funcionários vão se aposentando, saindo, e não há reposição. "Com o porto crescendo como está, estamos enfrentando uma dificuldade enorme", diz.

Conforme estabelecido no projeto, o quadro de cargos de provimento efetivo do Porto do Rio Grande terá 74 servidores: técnico superior - 17, auxiliar técnico - 20, guarda portuário - 37. "São 74 vagas. Já vai dar novo 'gás' à instituição, no sentido de agilizar os procedimentos. E estas vagas são apenas o início. Em seguida, o quadro deverá ser duplicado e até triplicado", salientou Ramis. Para o preenchimento destas vagas terá que ser feito concurso público.

A realização do concurso vai ficar a cargo do novo governo do Estado, que assume em 1º de janeiro. São mais oportunidades de emprego para a comunidade rio-grandina.

Porto de Pelotas

No mesmo projeto de lei, foi aprovada a transferência da administração do porto de Pelotas, até agora sob responsabilidade da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), para a SUPRG. Segundo Jayme Ramis, a transferência da administração do porto pelotense para o de Rio Grande é de extrema importância porque vem a consolidar o processo de expansão portuária do porto rio-grandino. Isso porque ele passará a ser um porto auxiliar do do Rio Grande e nele será implantada uma plataforma logística para o arroz, já que Pelotas é polo concentrador de arroz da região, e produtos vindos do Prata pela Lagoa Mirim, por meio da hidrovia do Mercosul.

O porto de Pelotas tomará novo rumo de funcionamento. Seus servidores serão assumidos pela SUPRG. "Também será uma base de apoio ao Polo Naval do Rio Grande, com a instalação de pequenas indústrias que possam ser sistemistas do Polo Naval e se interligar e trazer seus produtos para Rio Grande pela hidrovia", relatou Jayme Ramis. Na próxima semana, a SUPRG já realizará vários eventos em Pelotas para trabalhar a integração do porto pelotense com o rio-grandino.

Serão reuniões com várias lideranças e instituições da cidade vizinha, como Prefeitura, Câmara de Comércio, Centro de Indústrias, Conselho de Autoridade Portuária e clientes. Será convocada toda a cadeia logística e produtiva que utiliza o porto de Pelotas. "Vamos traçar, juntos, estratégias de utilização daquele porto e do pessoal. Esse projeto consolida o programa de Expansão Portuária vinculando a região Sul do Estado ao Porto do Rio Grande, por meio de Pelotas e de São José do Norte", afirma o superintendente.

Fonte: Jornal Agora (RS)/Carmem Ziebell



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira