Navalshore 2024

Rebocador naufraga na Baía de Paranaguá

Os três tripulantes da embarcação conseguiram sair sem ferimentos. Houve vazamento de óleo diesel

Um rebocador afundou por volta das 8 horas da manhã de ontem (6), na Baía de Paranaguá, próximo à Ponta da Cruz, no Litoral paranaense. A embarcação conduzia uma barcaça de abastecimento de navios. Os três tripulantes conseguiram sair sem ferimentos. O incidente não provocou prejuízo para entrada e saída de navios no Porto de Paranaguá, segundo a Agência Estadual de Notícias (AENotícias), órgão responsável pelas informações oficiais do governo do estado.

O rebocador Mariner I pertence à empresa LM Serviços Marítimos e Transportes e já havia manobrado a barcaça para abastecer o navio Atlantic Muse, de Hong Kong, quando começou a adernar. Os tripulantes amarraram cabos na tentativa de evitar que o rebocador virasse, mas não conseguiram.

A empresa LM informou à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) que o rebocador havia retornado de um estaleiro - onde passou por manutenção ? no sábado (3). A suspeita inicial é de que teria havido intervenção nos tanques de estabilidade, sem que isso fosse informado à proprietária da embarcação. Com o vento forte e o mar agitado, o rebocador teria começado a adernar e afundou rapidamente.

Segundo a LM, houve pequeno vazamento de óleo diesel do próprio rebocador. Foram usadas barreiras de contenção e de absorção para evitar a dispersão do óleo. Uma empresa de Itajaí, Santa Catarina, foi contratada para resgatar o rebocador com uso de guindastes marítimos.

A Capitania dos Portos do Paraná deverá investigar as causas do acidente.(Fonte: Gazeta do Povo)



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira