Navalshore 2024

Reuniões de apresentação do projeto de concessão do Porto de Itajaí começam em outubro

Os encontros acontecerão nos dias 3, 5, 7, 10 e 14 e visam detalhar a proposta atualizada após sugestões colhidas em consulta pública

Para promover e ampliar o diálogo com as empresas e consórcios de empresas que têm interesse em participar do processo referente à concessão do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (Seppi), o Ministério da Infraestrutura (Minfra) e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) realizarão reuniões de apresentação do projeto.

As reuniões acontecerão nos dias 3, 5, 7, 10 e 14 de outubro, em formato on-line. Serão pré-agendadas com os participantes inscritos e terão duração de até uma hora, podendo ser realizadas em português ou inglês.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A concessão do Porto de Itajaí – qualificada na 13ª reunião do Conselho do PPI por meio da Resolução nº 121, de 10 de junho de 2020, convertida no Decreto nº 10.484, de 10 de setembro de 2020 – prevê a permissão da administração do porto somada à operação de contêineres, podendo o futuro concessionário realizar as operações diretamente.

O projeto visa não só modernizar o modelo de gestão portuária, mas também atrair novos investimentos em infraestrutura na ordem de R$ 2,9 bilhões. Os principais investimentos têm como objetivo o desenvolvimento do terminal, a compra de equipamentos e a promoção de melhorias nos sistemas de acostagem e aquaviário.

O contrato tem o prazo de 35 anos, prorrogável sucessivas vezes até o limite de 70 anos, a critério do Ministério da Infraestrutura. O critério de julgamento do leilão será o maior valor de outorga.

Atualmente, a concessão do Porto de Itajaí está em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Após a aprovação pelo Tribunal, o edital será publicado, com o agendamento da data do leilão.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira