Receba notícias em seu email

MSC

Rio Grande libera estacionamento para receber safra de grãos

A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), preocupada com o grande volume de caminhões que começam a chegar ao porto gaúcho para escoar a safra de grãos do Rio Grande do Sul, decidiu, de forma temporária, liberar seu pátio de estacionamento de caminhões, localizado na Via Nove, para receber esse tipo de carga. A estrutura é destinada ao atendimento de caminhões com contêiner, sendo dada durante a safra uma permissão especial para a colocação de caminhões com granéis agrícolas. Desde o dia 7 de abril, quando foi liberada a área, o pátio tem recebido uma média diária de 240 caminhões graneleiros que se somam aos 86 caminhões que chegam por dia com contêineres.

Os caminhões com granéis agrícolas que utilizam o pátio de estacionamento da Via Nove são destinados exclusivamente ao terminal portuário da Bianchini, os demais terminais, como Bunge Alimentos, Termasa e Tergrasa recebem diretamente seus caminhões.

De acordo com o diretor Técnico do Porto do Rio Grande, Carlos Renato Rodrigues, a liberação do pátio tem como objetivo organizar o desembarque da safra, evitando que os caminhões aglomerem-se nos postos de combustíveis ou junto a estrada. “Assim como no ano passado, quando também liberamos o pátio para receber esses caminhões, a nossa intenção é de minimizar possíveis transtornos que esse grande movimento de caminhões possa causar aos usuários da BR-392. Além disso, queremos propiciar melhores condições de infraestrutura e segurança aos caminhoneiros”, salientou o diretor.

O pátio da Via Nove, com capacidade para receber mais de 400 caminhões, conta com guaritas de segurança e edificação de apoio aos usuários com banheiros. No pico da safra mais de mil caminhões graneleiros são recebidos diariamente em todo o porto rio-grandino que possui uma capacidade de armazenagem estática para granéis de 1,6 milhão de toneladas, podendo movimentar até 12 milhões de toneladas/ano.  Para este ano a expectativa é ultrapassar a movimentação de granéis obtida em 2009, quando se atingiu 9,8 milhões de toneladas.

Após o pico da safra de grãos, o pátio da Via Nove voltará a receber somente os caminhões com contêineres. O Porto do Rio Grande, incluindo outros pátios de estacionamento, conta hoje com 1.350 vagas para caminhões.

Da Redação






PUBLICIDADE




Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira