Navalshore 2024

Rio Grande sedia o Pré-fórum do Corredor Bioceânico Central

Após reuniões no Chile e Montevidéu, decidiu-se realizar um Pré-fórum do Corredor Bioceânico Central (CBC) no Brasil, no município do Rio Grande. O evento promove discussões sobre integração comercial dos países do Mercosul, destacando a importância do Porto do Rio Grande no cenário econômico do bloco.
O encontro realizado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, apoiado pela Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais e pela União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), acontece nos dias 22 e 23 de abril. Durante o fórum, serão promovidos debates sobre a logística de transporte dos quatro modais (portuário, ferroviário, hidroviário e rodoviário), infraestrutura portuária e meio ambiente.
O presidente da comissão, deputado Paulo Azeredo (PDT), destaca a importância da realização do encontro pela primeira vez no Brasil: “Um fórum de discussão com representantes parlamentares de todo o Mercosul promove a verdadeira integração do bloco e acentua o valor do Brasil e do Rio Grande do Sul na economia sul-americana”, disse.
O movimento de realização do pré-fórum foi articulado pelos deputados Paulo Azeredo e Sandro Boka (PMDB), com o intuito de conhecer antecipadamente a proposta de integração dos outros países e principalmente para que os participantes conheçam a infraestrutura do Porto do Rio Grande. “A vinda de parlamentares, empresários e ministros de outros países será fundamental para consolidar o Porto do Rio Grande como o porto do Mercosul, já que eles terão oportunidade de conhecer a grandiosidade estrutural que o nosso porto oferece”, pontuou Sandro Boka, atualmente afastado da Assembleia, mas que mantém atuação no fórum.
O Fórum CBC foi criado em 2000 em Valparaíso, no Chile, através do Conselho Regional (Assembleia Legislativa local) e com o apoio do governo regional. A iniciativa busca, juntamente com autoridades da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, estabelecer uma ligação entre os oceanos Pacífico e Atlântico que permita, não somente uma maior economia no transporte de produtos, como também proporcionar uma maior integração nas áreas do turismo, artesanato e cultura entre as regiões que pretende abranger nestes países do Conesul.
Estarão presentes no pré-fórum, representantes parlamentares de todos os países do Mercosul, entre eles o vice-presidente do Paraguai, Federico Franco; o conselheiro do Chile e presidente do CBC, Antônio Aaylla; o diretor de articulação política para a América do Sul da UPM, Flávio Monteiro; e o secretário do comitê executivo do CBC, Deputado Diego Lopez Garrido.
A abertura oficial do evento está marcada para as 9h30min do dia 22 no Auditório da Câmara de Comércio. Após a abertura, às 10h, haverá palestra sobre Sistemas Portuários e após o almoço, às 13h, será ministrada palestra sobre Transporte Multimodal também no auditório da Câmara de Comércio. Na sexta-feira, 23, haverá palestra sobre o meio ambiente, na Câmara de Vereadores às 17h, visita ao Terminal Graneleiro do Porto do Rio Grande às 15h, e visita ao Tecon às 17h. As atividades são abertas à comunidade.

Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS

 

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira