Governador Wilson Martins também discutiu eclusas de barragens com ministro dos Transportes.
O Ministério dos Transportes inseriu o rio Parnaíba no Programa Nacional de Hidrovias. O anúncio foi feito pelo ministro Paulo Sérgio Passos ontem, quinta-feira (15), durante reunião em Brasília/DF com o governador do Piauí, Wilson Martins. Como o projeto passou a integrar as ações do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC -, a inclusão do maior rio nordestino é o primeiro passo para restabelecer a hidrovia do rio.
Rio Parnaíba em Teresina
O projeto para navegabilidade no Parnaíba foi apresentado pelo governador em agosto durante reunião com a presidente Dilma Rousseff. Após isso, uma equipe do Ministério dos Transportes foi enviada para avaliar tais condições. Na próxima semana, outra equipe ministerial volta ao Piauí para complementar as análises. em 30 dias, os termos de referência, necessários para a licitação do estudo de batimetria e o projeto executivo, estarão prontos.
“Essas medidas são importantes porque mostram que o compromisso da presidenta Dilma vai se transformando em ações concretas”, disse Wilson Martins.
A construção das eclusas para as novas barragens no rio Parnaíba também foi outro tema abordado na reunião com o ministro. Os projetos originais não contemplam tais estruturas, fundamentais para a navegabilidade. "Não é possível pensar em novas barragens sem eclusas. Tínhamos levado essa preocupação à presidenta Dilma, que concordou com nosso pleito”, declarou o governador. Com isso, o Ministério vai realizar os estudos para que as cinco novas barragens tenham eclusas.
Fonte:Cidadeverde.com
PUBLICIDADE