A APM Terminals Pecém e a MSC – Far East-Centram-ECSA Service (Santana), que operam linha semanal com rota direta para a Ásia a partir do Porto de Pecém (CE), anunciaram, na última terça-feira (26), que o serviço registrou crescimento de 48% na movimentação de cargas em sete meses. O volume total de TEUs movimentado foi de 32.371, enquanto média de TEUs por viagem passou de 1.261 em janeiro para 1.384 em julho.
Segundo as empresas, a principal característica do serviço é a conexão direta entre Pecém e portos asiáticos, como Mundra (Índia), Singapura, Yantian (Shenzhen), Ningbo, Xangai (Shanghai), Qingdao e Busan, entre outros, abrindo novas oportunidades para exportadores e importadores. Em julho, por exemplo, foram embarcados em Pecém os primeiros contêineres de exportação de carne bovina da Minerva Foods para o Porto de Xangai, na China.
Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém, afirmou que há expectativa de atrair novos perfis de cargas, tanto de importação quanto de exportação. André Gonzaga, gerente de operações da APM Terminals, reforçou informando que, por sua localização e com a rota direta para a Ásia, Pecém é alternativa aos portos do Sudeste e do Sul do Brasil, por reduzir custos e tempo das viagens. Ele citou que, além das de proteína animal, a exportação de algodão deve ser facilitada pelo novo serviço.
PUBLICIDADE