Com a estratégia concentrada em soluções logísticas de baixo carbono, a Rumo contribuiu para evitar a emissão de 6,6 milhões de toneladas de CO²
A Rumo, operadora logística de ferroviária, publicou seu Relatório de Sustentabilidade 2023. O destaques apontados pela empresa incluem ser a primeira e única empresa brasileira do setor de logística a compor duas carteiras do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) – Dow Jones Sustainability World Index e Dow Jones Sustainability Emerging Markets. As operações registraram aumento de 3% no volume total transportado em comparação a 2022.
PUBLICIDADE
Outros avanços são aumento para 26% de mulheres em cargos de liderança; redução de 27% na taxa de acidentes ferroviários; e 6,6 milhões de toneladas de emissões de CO2 evitadas na atmosfera, quantidade que seria emitida se caminhões estivessem transportando a carga equivalente.
Entre as ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades que vivem no entorno das ferrovias, a Companhia divulga investimento total de mais de R$ 14 milhões, com 169 iniciativas e ações que impactaram 3,8 milhões de pessoas em 115 municípios.
Em 2023, a Rumo iniciou os testes em caráter piloto para operar suas duas locomotivas híbridas, as primeiras no Brasil. Fabricadas pela Progress Rail, o consumo de combustível dos equipamentos é 22% menor, em comparação às locomotivas convencionais.