A disputa por vagas em um cargo predominantemente ocupado por homens foi grande: 168 candidatas se inscreveram e 26 chegaram à fase final. O curso de qualificação é feito em parceria com o Senai PR
O curso de qualificação pra auxiliar de manobras que está sendo realizado pela Rumo, concessionária de ferrovias, teve todas as vagas ocupadas por mulheres. A profissão de auxiliar de manobra é o primeiro passo para se tornar maquinista. O processo seletivo deste ano contou com 168 candidatas, sendo que 102 passaram por dinâmicas, 52 se classificaram e passaram por entrevistas individuais e 26 foram aprovadas para realizar o curso de qualificação, que começou no dia 10 de outubro.
PUBLICIDADE
A partir do dia 30, tem início a prática nas ferrovias da operação Sul da companhia, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O dia a dia das futuras auxiliares de manobra abrangerá o recebimento de trens em pátios e terminais, operações com AMV (aparelho de mudança de via), comunicação direta com o maquinista e procedimentos de segurança.
Segundo Lucas Caixeta, gerente executivo de Operação, a companhia valoriza um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. “A Rumo tem implementado projetos de incentivo e ações que contribuem para o aumento da presença das mulheres em todas as áreas e níveis hierárquicos, seja em cargos administrativos ou em cargos operacionais”, explica o executivo.
Em janeiro deste ano, a Rumo contava com 65 mulheres auxiliares de manobra. Em outubro, esse número subiu para 106, um aumento de 63% em nove meses.