A operadora de rebocadores Saam Towage anunciou, nesta quinta-feira (31), a incorporação à sua frota de duas novas unidades de última geração: Saam Petrel e o Saam Charrán (foto). Construídas no estaleiro Sanmar, na Turquia, as embarcações têm, cada uma, 24,4 metros de comprimento, 12 metros de largura e capacidade de tração de 80 toneladas (bollard pull), atingem velocidade máxima de 13 nós e são equipadas com motores Caterpillar, que produzem 2.350 kW a 1.800 rpm.
Segundo a empresa, o Saam Petrel está a caminho do porto de Arica, no Chile, e o Saam Charrán já está no porto de Callao, no Peru, onde será usado nas operações de atracação e desatracação. Eles contam com sistema de controle de emissões certificado pela IMO Tier III para a redução de óxidos nitrosos (NOx).
PUBLICIDADE
Os nomes dos rebocadores fazem referência a aves marinhas nativas das costas do Chile e do Peru, escolhas adotadas pela Saam Towage desde o início de suas operações, há mais de 60 anos. Segundo Cristián Cifuentes, gerente da companhia para o Chile e o Peru, a incorporação dos dois rebocadores é parte do plano de investimentos da empresa para otimizar sua capacidade operacional e de oferta de serviços nos dois países.