Navalshore 2024

Santos Brasil lança projeto para resgatar história do Porto

SANTOS - Uma das empresas gigantes do setor de logística, a operadora de contêineres Santos Brasil, lançou na última semana (22) o projeto "O Porto de Santos e a História do Brasil". Segundo os organizadores, a ideia da ação é justamente frisar a importância do Porto de Santos não só em nível econômico, apesar de ele ser o maior da América Latina, mas também historicamente.
Atualmente o Porto de Santos é responsável por 28% do comércio exterior brasileiro, o que comprova seu gigantismo. A ação de valorização do local também planeja valorizar a Baixada Santista na contribuição para o desenvolvimento do País. "Ao reviver a memória do Porto de Santos, este trabalho reconstrói a importância que a região teve, tem e terá nos caminhos de nossa história", diz Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil.
Com uma pesquisa de 14 meses, historiadores, educadores e pesquisadores, entre outros profissionais, desenvolveram um amplo conteúdo histórico e cultural que deu origem ao DVD interativo (um documentário), a um manual para os professores e a um mapa com referências históricas. Todo o material mostra a história por trás dos diferenciais competitivos, da localização estratégica e das vantagens comerciais que transformaram o porto e a região do estuário de Santos em um elemento importante para o desenvolvimento do Brasil. Todo esse material consiste em ajudar os professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em sala de aula.
Projeto
O projeto é desenvolvido em parceria com a Neotropica Editora Multimídia. A Santos Brasil espera contribuir com a educação de novas e futuras gerações quanto à importância que o Porto de Santos tem para o Brasil e para o mundo. Listada no Nível 2 de governança corporativa da Bovespa, a Santos Brasil mantém investimentos permanentes em qualificação de mão de obra e tecnologia. Desde que assumiu as operações do Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, há cerca de 13 anos, já investiu cerca de R$ 2,5 bilhões, calculado a valor presente, em aquisições, na expansão de suas atividades, em melhorias e novos equipamentos. Neste ano a Companhia deve investir R$ 137 milhões, valor que não inclui eventuais aquisições.
Ação
O projeto proporcionará treinamento para multiplicadores das escolas dos municípios. Será disponibilizado um documentário interativo em vídeo que foi produzido através Lei de Incentivo à Cultura. Com 26 minutos de duração, o filme utiliza uma linguagem acessível ao jovem estudante e traz documentos iconográficos, imagens, biografias de personagens históricos e de grupos sociais que fizeram parte da história. Apresenta também os legados históricos que podem ser conhecidos e visitados na atualidade.
Também foi criado um Guia de Referências Históricas, Turísticas e Culturais, que terá seu conteúdo disponibilizado para as Secretarias de Turismo das cidades do Estuário de Santos, e reúne os principais patrimônios construídos ao longo da história da região, com mapas de localização e breve descrição dos atrativos para visitação na Baixada Santista.
Segundo os responsáveis, o envio do material às escolas será feito em parceria com as Secretarias de Educação das cidades envolvidas: Santos, Guarujá, São Vicente, Cubatão e Bertioga.

Fonte:DCI/da sucursal de santos

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira